Contabilidade no agronegócio. Qual sua importância no setor?
O papel da contabilidade no agronegócio
Quando se fala em contabilidade no agronegócio, é possível evocar uma série de procedimentos e situações envolvendo os dois setores e que geralmente tem forte relação com a administração financeira de empresas agrícolas.
A Agritax criou este conteúdo para que você possa compreender a importância do uso de estratégias contábeis por parte de diferentes empreendedores rurais. Acompanhe o artigo do nosso blog para saber mais.
Ao discorrer sobre este assunto, é imprescindível ressaltar que qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte, deve contar com um suporte operacional que seja capaz de cumprir a administração financeira do empreendimento.
Assim, mesmo os pequenos negócios de agricultura familiar precisam exercer algum tipo de controle sobre seus procedimentos em razão do fluxo de caixa e do cumprimento de obrigações previstas na lei.
Há diferentes métodos de controle financeiro e parâmetros de gestão que devem ser seguidos para que informações essenciais do empreendimento sejam organizadas e armazenadas de forma segura.
A contabilidade no agronegócio também compreende a adequação ao fisco. Há tributos específicos que devem ser observados pela Pessoa Jurídica atuante no setor.
Assim, a empresa pode controlar o pagamento adequado de impostos, garantindo sua operação regular.
Para se aprofundar melhor neste assunto, conheça a seguir alguns exemplos de atuação da contabilidade no agronegócio.
Ações da contabilidade no agronegócio
Com o objetivo de destacar algumas das principais ações que a contabilidade no agronegócio pode realizar, o blog elaborou a lista a seguir. Assim, você pode obter uma compreensão mais profunda das sensações entre esses dois setores:
- Determinação de regime tributário: este passo é anterior à abertura de um empreendimento, pois é aí que se decide a forma como ocorrerá sua tributação, que depende do porte do empreendimento, bem como de seu faturamento anual. A contabilidade é o setor responsável por controlar se a empresa permanece adequada ao regime tributário ao longo do tempo.
- Controle patrimonial: Faz parte das atividades contábeis realizar o elencamento e controle de patrimônio referente a um empreendimento. Maquinário e espaços de desenvolvimento agrícola costumam fazer parte do patrimônio de empresas dessa área.
- Controle de custos: É através da contabilização de dados que se torna possível gerir custos com compra de equipamentos, materiais para produção, despesas e salários.
- Pagamento de impostos: Conforme mencionado, o controle está operando um papel essencial no empreendimento agrícola, assegurando o pagamento pontual dos impostos de acordo com a legislação vigente.
Além dos pontos citados, analisar o melhor momento para realizar investimentos, vendas e expansões também é papel da contabilidade no agronegócio.
É possível contratar contabilidade rural?
As empresas frequentemente optam por contratar serviços de contabilidade de empresas terceirizadas quando um mesmo indivíduo desempenha funções divididas.
Empreendimentos em rápido crescimento demandam investimentos substanciais em estruturas profissionalizadas para lidar com dados financeiros e expansão.
Busque profissionais e escritórios contábeis com experiência em serviços agrícolas para garantir suporte especializado e eficaz na contabilidade do setor.
Se você busca um escritório de contabilidade experiente em agronegócio, conheça os serviços da Agritax.